1/30/2012

COMUNICADO

Deslocou-se hoje à ilha Graciosa o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, que voltou a anunciar que será desta que o Governo irá adoptar políticas para desenvolver a Graciosa.

Depois de 15 anos no poder, o Dr. Vasco Cordeiro só agora reparou que o modelo de desenvolvimento seguido pelo Governo de que sempre fez parte, levou à desertificação da ilha e ao acumular de dificuldades que todos sentimos.

É de salientar a ânsia do Dr. Vasco Cordeiro em anunciar a aposta futura num mercado interno, referência que fez pelo menos três vezes no seu discurso.

Infelizmente, nunca tínhamos ouvido na Graciosa o Dr. Vasco Cordeiro ou o Governo Regional fazer estas referências. E as mesmas apenas acontecem porque na visita à ilha Graciosa da candidata do PSD, Dr.ª Berta Cabral, foi apresentado, como aposta do PSD para a governação dos Açores, a necessidade de fazer das nove ilhas uma região económica com um verdadeiro mercado interno.

O nervosismo de Vasco Cordeiro faz com que se limite a fazer cópia das ideias e das propostas da Dr.ª Berta Cabral, revelando a impreparação do candidato do PS para assumir os destinos dos Açores.

Assim se vê quem é o verdadeiro protagonista da política copy paste.

Aliás, a confusão e falta de estratégias sobre as necessidades da ilha Graciosa levaram o candidato do PS a afirmar que a construção da rampa roll on roll off no Porto da Praia "irá proporcionar a criação de um verdadeiro mercado interno".

Com esta declaração, o candidato do PS mostrou que ainda não compreendeu a verdadeira dimensão do problema que é entrave ao desenvolvimento dos Açores.

Não admira que assim seja, pois o Dr. Vasco Cordeiro limita-se a copiar uma proposta estudada e apresentada pela Dr.ª Berta Cabral, que leve à fixação de pessoas, à afirmação das produções locais e ao aproveitamento da cadeia de valor dos produtos que a Graciosa pode e sabe produzir, conduzindo à criação de riqueza e emprego na ilha.

Para quem, como o Dr. Vasco Cordeiro, está há 15 anos no poder, não chega apresentar como suas as ideias de outros.

Mais do que a camuflagem de velhas políticas a Graciosa e os Açores precisam de novas políticas e de novos protagonistas.

 

Santa Cruz da Graciosa, 30 de Janeiro de 2012

 

A Comissão Política do PSD-Graciosa

Sem comentários: