1/17/2013

Voto de saudação - Filarmónica Recreio dos Artistas

Voto de saudação apresentado pelo PSD e aprovado por unanimidade hoje na ALRAA:

Voto de Saudação

 

FILARMÓNICA RECREIO DOS ARTISTAS

 

 

 

A Filarmónica Recreio dos Artistas, de Santa Cruz da Graciosa, completou este mês 100 anos de existência.

 

Fundada a 1 de janeiro de 1913, é a segunda mais antiga desta ilha, depois da Sociedade Filarmónica União Praiense (1889) mas antes da Sociedade Filarmónica União Popular Luzense (1938) e da Filarmónica União Progresso Guadalupe (1963).

 

Junta-se agora às quatro dezenas de bandas centenárias entre as 100 filarmónicas das 9 ilhas dos Açores. E confirma assim o dinamismo dessa mais representativa expressão da cultura popular açoriana. Desde a mais antiga – a Filarmónica Triunfo, fundada em 1846 na cidade da Ribeira Grande – até à mais recente: a Sociedade Filarmónica Recreativa e Cultural de Nossa Senhora dos Anjos, constituída em 2012 na freguesia da Fajã de Baixo.

 

A única banda que comemora este ano um século de existência nos Açores, a Filarmónica Recreio dos Artistas, associa longevidade e vitalidade. A banda de 50 executantes dinamiza igualmente uma orquestra ligeira, um conjunto musical, um quarteto de saxofones e um grupo de violas da terra, para além de uma escola de música com mais de uma dezena de alunos.

 

Nas últimas décadas percorreu outras ilhas açorianas, com destaque para o primeiro lugar no concurso organizado em 1968 na cidade de Angra do Heroísmo; alcançou outras terras portuguesas, com uma participação no Festival Internacional da Madeira em 2003; e visitou portugueses de outras terras, com a sua deslocação de 2005 aos Estados Unidos da América para as Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra.

 

Filiada no Centro de Cultura e Desporto do INATEL e sócia fundadora da Federação de Bandas Filarmónicas dos Açores, é Pessoa Coletiva de Utilidade Pública desde 1990.

 

Assim, o Grupo Parlamentar do PSD, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias aplicáveis, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores um Voto de Saudação à Filarmónica Recreio dos Artistas, da vila de Santa Cruz, na ilha Graciosa, pelo centenário da sua fundação.

 

 

Horta, Sala das Sessões, 17 de maio de 2013

 

 

 

Os Deputados Regionais

 


Sem comentários: