5/28/2013

Reabertura de Termas do Carapacho sem valências termais é inadmissível

http://psdacores.pt/2013/05/reabertura-de-termas-do-carapacho-sem-valencias-termais-e-inadmissivel/


O PSD/Açores mostrou indignação pelas notícias de que as Termas do Carapacho, na ilha Graciosa, irão reabrir sem as suas valências termais, uma situação "inadmissível", diz o deputado João Bruto da Costa, lembrando que a remodelação das Termas, concluída em 2010, "foi um investimento, em conjunto com a requalificação da zona balnear, que ascendeu a 3,5 milhões de euros".

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os deputados social-democratas eleitos pela Graciosa questionam a tutela sobre "a data da reabertura das valências termais das Termas do Carapacho", assim como "pretendemos saber a calendarização para o início e a conclusão das obras de recuperação das piscinas", refere o parlamentar.

Segundo João Bruto da Costa, "a reabertura das termas, sem termas, mais do que caricato é contraproducente na promoção da Graciosa, ainda mais tratando-se de uma valência inaugurada há menos de dois anos", sobre a qual "o atual presidente do governo regional fez os maiores elogios. Assim mesmo, as termas encerraram para remodelação e a zona balnear, a menos de uma semana de abrir a época balnear, apresenta um estado lastimável", denuncia.

O deputado do PSD/Açores lembra que, "após a recente visita estatutária à Graciosa, o Governo Regional comprometeu-se a reabrir as Termas até ao final de abril. O que, como se verifica, não aconteceu", sublinha, acrescentando que "a abertura sem valências termais será um rude golpe no prestigio daquela estrutura e um retrocesso sem precedentes na oferta que a mesma propicia aos graciosenses e a quem nos visita".

"Além disso, e com a época balnear à porta, não é aceitável que a zona balnear do Carapacho, galardoada com a Bandeira Azul, esteja sem as mínimas condições para receber utilizadores. Há uma clara degradação, causada pelo mau tempo e pela rotura das tubagens de água termal canalizada para a piscina", afirma João Bruto da Costa.

O social-democrata alertando ainda para o facto de a Graciosa ter perdido, em 2013, "60% das dormidas e 56% dos proveitos no turismo. A fragilidade da ilha não se compadece com o abandono a que o governo a vem deixando, não cumprindo com os compromissos que ainda recentemente assumiu", concluiu.

Sem comentários: