10/20/2013

Famílias açorianas "poderão ter de comparticipar os lares de idosos da Região"


O PSD/Açores acusou ontem o Governo Regional e o partido socialista por quererem que "os agregados familiares dos Açores passem a comparticipar os lares de idosos, de forma a manter os seus idosos internados nessas estruturas", isto segundo a alteração proposta, e aprovada pelo partido que sustenta o executivo, ao código da ação social na Região.

 

A acusação partiu do deputado João Bruto da Costa, ao discordar da "mudança de critérios para o financiamento das instituições que prestam apoios sociais na Região", uma mudança sobre a qual "também as IPSS dos Açores mostraram, com o seu parecer, um claro desagrado. Aliás o PS votou sozinho a alteração em causa, e estamos ainda para saber o que esconde a ponta do véu em relação à mesma", afirmou.

 

O social-democrata criticou a criação "de um valor-padrão para os apoios às instituições, que não corresponderá às necessidades de muitas delas. E isso apenas mostra a incapacidade do governo para avaliar a realidade das diferentes respostas sociais oferecidas", adiantou.

 

"É o mesmo Governo Regional que autorizou contratações, que permitiu a abertura de valências, que fez obras e inaugurações, que ficam sempre bem, e que quer agora padronizar os apoios, sem aferir uma realidade que é tão díspar na Região. É uma forma habilidosa de atirar areia aos olhos dos açorianos", concluiu João Bruto da Costa.

 


10/07/2013

PSD/Açores denuncia: "Continuam a faltar medicamentos na Graciosa"


O PSD/Açores denunciou hoje que "continuam a faltar medicamentos na Ilha Graciosa", sendo que "a Unidade de Saúde de Ilha também não estará a fornecer alguns tipos de fármacos", afirma o deputado João Bruto da Costa, que pretende saber "qual a atuação do Governo Regional nesta situação, pois é urgente regularizar o acesso aos medicamentos por parte da população", avançou.

Segundo o social-democrata, "a situação já se vem prolongando há demasiado tempo, e não podem deixar de ser questionadas as garantias dadas pela Secretaria Regional da Saúde de que os medicamentos eventualmente em falta seriam disponibilizados pela Unidade de Saúde de Ilha a título de empréstimo", recorda.

 

"Depois de um suposto regresso à normalidade, são várias as queixas que têm chegado aos deputados do PSD sobre a falta de medicamentos, pelo que enviamos um requerimento à Assembleia Legislativa para que a tutela esclareça se a Unidade de Saúde está a assegurar o fornecimento de medicamentos em falta na farmácia local", explicou.

 

No mesmo documento, João Bruto da Costa questiona o Governo Regional sobre a eventualidade "de também a Unidade de Saúde de Ilha ter falta de medicamentos. Trata-se de uma situação que tem causado vários incómodos e que o governo deve esclarecer de imediato", concluiu o deputado do PSD/Açores.