6/14/2007

Comunicado

A CPI do PSD Graciosa vê com grande preocupação a falta de estratégia de desenvolvimento da nossa ilha e a falta de visão sobre o caminho a percorrer para resolver os problemas que nos assolam.
Recentemente, o Governo Regional tem vindo a salientar a importância da eficiência da rede portuária dos Açores, e também a relevância da política marítima que passa por dotar todas as ilhas de estruturas portuárias propícias ao desenvolvimento do turismo e ao crescimento económico.
Mas este discurso do Partido Socialista esbarra na completa falta de atenção para a ilha Graciosa e para as nossas potencialidades no aspecto marítimo.
Assim, o PSD Graciosa vem alertar os responsáveis pelo Governo e os seus representantes na nossa ilha, para a necessidade de investir urgentemente nesta área. O Porto Comercial da Graciosa foi há poucos anos remodelado pelo governo socialista, contudo, aquela importante acessibilidade da nossa ilha não corresponde ao modelo escolhido pelo governo para a sua utilização esquecendo o governo uma verdadeira política de coesão, não tendo tido o cuidado de programar a obra efectuada para que existissem mais-valias para a Graciosa.
A prova disso está à vista de todos, com os problemas decorrentes do modelo de transporte marítimo que o Governo escolheu para a Graciosa e em que um dos navios não pode operar na Ilha, deixando-nos de fora dos seus cruzeiros semanais.
É pois, da mais elementar coerência de discurso e ideias, com a acção Governativa, proceder à adaptação do referido Porto, de forma a que este possa receber mais e maiores navios, contribuindo assim para aproximar a Graciosa de todas as outras ilhas, e não a afastando como acontece hoje.
O PSD Graciosa faz notar, igualmente, que foi promessa do Partido Socialista dotar o nosso Porto Comercial com uma Gare de Passageiros. Passados 11 anos continuam a esquecer a Graciosa e preparam-se para fazer novas promessas não cumprindo as anteriores.
O mesmo se passa com o Porto de Pescas, cuja obra parece não ter fim ou o seu fim é anunciado para coincidir com o calendário eleitoral.
Já quanto ao aspecto do recreio náutico, é com grande tristeza que assistimos ao desprezo deste Governo para com a Graciosa. Temos condições a todos os níveis para a existência de uma marina na Graciosa. Temos até o projecto e a proposta de parceria feita pela Câmara Municipal ao Governo do PS.
No entanto, este Governo ignora a Graciosa e vai-nos empurrando para uma ainda maior desertificação.
Podemos até dizer que estamos já perante uma política de coesão a duas velocidades, sendo que a Graciosa vai ficando para trás, sempre mais para trás.
Com todo o dinheiro que tem vindo da Comunidade Europeia, cerca de 600 000 (seiscentos mil) euros por dia, e um Governo que tem um “superavit” nas contas públicas, já era tempo de olhar para a Graciosa.
O PS e o seu Governo demonstraram já que não sabem como desenvolver a nossa ilha, esgotaram o seu modelo de governação e pior do que isso, demonstram não querer o progresso da Graciosa.
É caso para dizer que falharam. Falharam pela ausência de políticas e pela ausência de resultados.

Nós também somos Açores.

Pela Graciosa, com o PSD.


Santa Cruz da Graciosa, 14 de Junho de 2007

Pela CPI do PPD/PSD
João Costa – Presidente

Sem comentários: