1/10/2008

A Graciosa quer melhores transportes - Comunicado

O PSD Graciosa vem, mais uma vez, denunciar a má situação de transportes a que está sujeita a ilha Graciosa, os seus empresários, agricultores, pescadores e população em geral.
Actualmente, e apesar de ser reconhecido por todos a necessidade da existência de um voo ao Domingo durante todo o ano, o Governo, teimosamente, continua a não dar resposta a este elementar direito dos Graciosenses.
Acresce que os horários de Inverno da SATA, têm vindo a prejudicar e a descriminar negativamente os Graciosenses, como são claro exemplo disso a ausência de uma ligação condigna para S. Miguel à Sexta-Feira, em que se sai da Graciosa às 14.50 e se chega a Ponta Delgada às 18.40, e o caso dos voos de Segunda-Feira que não servem minimamente esta ilha.
Quanto ao transporte marítimo continuamos mal servidos e nada tem sido feito para melhorar o serviço à ilha Graciosa.
O PSD não pode deixar de denunciar que há mais de três meses que não se consegue exportar gado para o arquipélago da Madeira, tendo os produtores graciosenses que enviar o gado para a ilha Terceira e apenas dias depois este poder seguir para a ilha da Madeira, com os consequentes prejuízos que daí advêm.
Por outro lado, ainda recentemente o navio de contentores não descarregou parte dos contentores destinados à Graciosa prejudicando mais uma vez os empresários desta ilha.
Não podemos também deixar de denunciar a situação relativa à exportação de pescado que, ao invés de maximizar o lucro dos pescadores, os obriga a aguardar por disponibilidade de carga aérea, sabendo-se que cada dia que passa o valor do produto diminui.
Já para não falar da caricata situação da SATA ter recusado o transporte de meio litro de sangue destinado ao centro de saúde.
Soma-se a estas situações o facto de ainda existirem Graciosenses que foram prejudicados pela avaria do navio “Ilha Azul” e pelo encerramento do Porto Comercial da Graciosa durante esse período e que ainda não foram ressarcidos pelos danos causados, com os responsáveis, mais uma vez, a declinarem as suas responsabilidades.
Estas situações são o resultado da ausência de uma verdadeira política de transportes para esta ilha.
A Ilha Graciosa não pode continuar a ser prejudicada, esquecida e ignorada na sua ambição de progresso e desenvolvimento.
É tempo de Vida Nova.


Santa Cruz da Graciosa, 9 de Janeiro de 2008

Pela CPI Graciosa do PPD/PSD

João Bruto da Costa – Presidente

Sem comentários: