6/20/2011

Comunicado

A recente visita do Governo à ilha Graciosa veio demonstrar um Governo cansado, sem ideias e sem novidades para ajudar a Graciosa a enfrentar o futuro.
Um futuro que todos sabemos será difícil mas para o qual o Governo do PS apenas responde sempre com as mesma forma de actuar e que não é suficiente para verdadeiramente levar ao desenvolvimento da Graciosa e dos Açores.
O PSD congratula-se com tudo de positivo que o Governo anuncia e faz pela Graciosa, mas isso não significa que se possa dizer que estamos a dar os passos necessários para garantir o progresso da nossa ilha.
Nesse sentido, é positivo que se preveja já para o início de 2012 a inauguração do novo Centro de Saúde, assim como é positivo o anúncio da contratação de mais um médico.
Também é positivo a contratação de um piloto de barra para a ilha.
No entanto, mais uma vez, o Governo limita-se a inscrever no seu comunicado compromissos que já estavam inscritos em comunicados anteriores e continua a não dar resposta satisfatória aos grandes problemas que continuamente atrasam o desenvolvimento da Graciosa, como é o caso dos transportes aéreos e marítimos.
Para o PSD, sem uma nova abordagem do sistema de transportes e sem uma grande aposta na melhoria das acessibilidades, nunca será possível vencer o desafio de fazer progredir a economia da Graciosa, fixando mais jovens e combatendo o flagelo da desertificação da ilha que perdeu nos últimos 10 anos quase 10% da sua população!
O Governo veio à Graciosa com uma mão cheia de nada, limitando-se a adiar para próximo das eleições alguns projectos essenciais e que os Graciosenses não mereciam mais demoras.
É o caso da Marina da Barra e do Novo Matadouro.
Para a Marina, continua-se a fazer projectos quando é sabido que já se podia avançar com a obra. Para o Matadouro, o Governo e a Câmara andam a brincar com a escolha de terrenos quando é sabido que, se houvesse verdadeira vontade política já se podia estar em fase de concurso para a sua construção.
A Graciosa tem sido sempre vítima do calendário eleitoral do Partido Socialista. Governa-se a pensar nas eleições e com isso a Graciosa perde tempo e oportunidades.
Por outro lado, este Governo já não tem nada de novo para propor aos Graciosenses, é sempre a mesma receita e sempre a pensar nos interesses partidários.
A Graciosa precisa de novas abordagens e verdadeira vontade em resolver os seus problemas, sem desculpas e sem segundas intenções.
Só com a mudança de políticas e olhando para a especificidade da nossa ilha poderemos vencer os desafios que temos pela frente.
Esta visita do Governo veio demonstrar a necessidade de mudar!
Uma mudança para que a Graciosa possa encontrar um rumo de desenvolvimento, de fixação de jovens e de combate à desertificação. Com uma forte aposta no sector produtivo, com uma correcta gestão e implementação de um sistema de transportes de carga e de passageiros e com a certeza de que podemos vencer os desafios do futuro.




Santa Cruz da Graciosa, 20 de Junho de 2011

A Comissão Politica do PSD-Graciosa



Sem comentários: