12/14/2012

Declaração de Voto - Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Sta. Cruz da Graciosa para 2013

DECLARAÇÃO DE VOTO

 

O PSD Graciosa decidiu abster-se na votação do Plano e Orçamento da Câmara Municipal para o ano de 2013.

Este será o último documento de gestão que esta Câmara Municipal submete à Assembleia Municipal e que consagra as opções do executivo do PS Graciosa.

Ao longo deste mandato, e depois de apresentado este último orçamento e plano anual de responsabilidade do PS Graciosa, não podemos deixar de salientar que adoptamos uma atitude de critica construtiva e de alerta para as variadas insuficiências que estes documentos demonstraram no cumprimento do compromisso eleitoral da responsabilidade do PS Graciosa.

Por outro lado cumprimos com a vontade dos Graciosenses, que deram a maioria dos votos a este executivo municipal, não dificultando a acção da Câmara em competências que são sua exclusividade, como é o caso da elaboração do Orçamento e Plano.

Importa realçar, para que não restem dúvidas, que a maioria do PSD Graciosa nesta Assembleia Municipal não tem poderes para elaborar o orçamento e plano anual da Câmara Municipal. A nossa possibilidade restringe-se, apenas, a viabilizar ou a chumbar estes documentos.

Certamente que todos compreendem que, caso o PSD chumbasse o Orçamento da Autarquia, a possibilidade da Câmara Municipal de responder perante o seu compromisso eleitoral seria seriamente afectada.

Assim, importa reforçar que fica demonstrado que ao longo dos vários orçamentos que a Câmara elaborou fomos sempre alertando e salientando aquilo que não subscrevíamos e aquelas matérias em que este executivo do PS Graciosa não estava a cumprir com o seu compromisso aquando das eleições.

Com este Orçamento e Plano para 2013 ficam por cumprir uma larga maioria das promessas do PS Graciosa na sua gestão da Câmara Municipal.

Mas mais grave, fica por cumprir o desejo dos Graciosenses de assistirem ao trabalho do executivo camarário para o desenvolvimento da ilha, no combate ao isolamento e para o crescimento económico do Concelho.

E a prova do que acabamos de afirmar é exposta na apreciação deste último Orçamento e Plano para 2013.

A Câmara Municipal mostra bem quais são as suas prioridades em ano eleitoral, e se assistimos à ridícula inscrição de 10 euros para o Projecto de Construção da Zona Industrial, já para o capítulo das estradas inscrevem-se dois milhões e quatrocentos mil euros.

Por outro lado, a Marina da Barra, onde a Câmara já gastou 140 mil euros vê apenas inscritos 100 mil euros resultando em mais uma promessa que não será cumprida pela Câmara.

As opções do PS Graciosa foram uma desilusão, e serão os Graciosenses a julgar o seu trabalho no final do próximo ano.

 

 Santa Cruz da Graciosa, 13 de Dezembro de 2012

 

P' O Grupo Municipal do PSD

Sem comentários: