6/05/2013

Reposição do areal da Praia da Graciosa é “ação urgente”

> O PSD/Açores defendeu hoje "a urgente reposição, em tempo útil e com areia de qualidade, do areal da Praia da Graciosa", considerando que se trata "de uma ação essencial para fazer jus ao estatuto alcançado por um dos locais de veraneio por excelência da ilha", disse o deputado João Bruto da Costa, lembrando que "os graciosenses não esqueceram a desilusão em termos de qualidade, da última reposição levada a cabo, que defraudou todos quantos se habituaram a ter na Praia da Graciosa um areal de areias limpas".
>
> Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata quer saber "para quando está previsto o início da reposição do areal da Praia da Graciosa, e em que data estarão concluídos esses trabalhos de reposição", pedindo também informações sobre "o volume e a origem da areia a ser colocada no local", explicou.
>
> "A boa classificação das zonas balneares da Graciosa, a qualidade das águas e o início da época balnear, exigem um governo atento e atuante, e não um governo de desculpas e adiamentos quando é precisa uma boa política de promoção da ilha,", frisou João Bruto da Costa, relevando que a zona balnear da Praia "possui o estatuto de Bandeira azul e, com a época balnear a decorrer, os trabalhos de reposição do areal deveriam estar concluídos. Para tristeza dos graciosenses, eles nem sequer começaram".
>
> "Aliás, nenhuma das nossas zonas balneares - Barro Vermelho, piscinas do Carapacho, Praia e zona balnear da Calheta – oferece, nesta altura do ano, condições para uma utilização consentânea com a qualidade que a Graciosa pode oferecer, quer aos seus habitantes, quer a quem nos visita", criticou o deputado, recordando ainda "as recentes classificações, pela Quercus, da Praia e das piscinas do Carapacho como tendo Qualidade de Ouro".
>
> Na Praia, "o problema vem-se arrastando há anos, ou pela insuficiência de areia ou pela falta de qualidade da mesma, e nem mesmo se recorre a deposições locais, mesmo sabendo que a baía tem areia que poderia ser movimentada para o areal. Infelizmente, assistimos aos passar dos dias sem que nada se faça", lamenta o social-democrata, referindo ainda que "ainda em 2012 se efetuaram dragagens, mas o Governo nem se dignou a responder ao PSD/Açores sobre o destino da areia", concluiu João Bruto da Costa.

Sem comentários: