6/23/2012

Comunicado

O PSD congratula-se com a inauguração do novo Centro de Saúde, uma obra há muito desejada pelos Graciosenses e que vem responder a uma antiga necessidade da ilha. É uma obra fundamental para a Graciosa e felicitamos o Governo e todos os Graciosenses pela sua concretização.

Também nos congratulamos com a inauguração das obras de requalificação do Lar de Santa Cruz e felicitamos a Santa Casa da Misericórdia da Vila pelo seu empenho nesta realização. Estamos igualmente satisfeitos pela inauguração do Centro de Resíduos e pela abertura da RIAC na Luz. Neste último caso, foi preciso muita luta dos autarcas e dirigentes do PSD para que, finalmente, o Governo percebesse a importância daquela valência na freguesia da Luz, a mais distante da sede do Concelho.

Contudo, a visita do Governo deixou sem resposta muitos dos problemas que existem na ilha Graciosa.

Desde logo a questão que mais preocupa os Graciosenses e que é a desertificação da Ilha e a saída de jovens, questões que continuam a não ter deste Governo do PS as soluções que os Graciosenses desejam e merecem.

De entre as preocupações e desejos dos Graciosenses, expressas também pelo Conselho de Ilha, o resultado da visita do Governo foi, mais uma vez, desilusão e adiar de respostas.

A marina da Barra continua a aguardar por estudos e projectos, segundo o próprio Presidente do Governo.

O areal da Praia volta a não ter solução, com a desculpa de que faltam mais projectos.

O matadouro não passa do papel, e não conhecemos em profundidade o projecto agora apresentado, mas oxalá não se repita aquilo que se passou com outros projectos de que são exemplo a Lota e o Porto de Pescas, onde só foram descobertos os defeitos depois das obras realizadas e por isso tiveram, e estão, a fazer mais obras.

Aos sonhos da Academia Musical, de desenvolver o ensino, bem como o desejado e prometido paralelismo pedagógico, este Governo apenas soube dizer "Não".

O Governo do PS não entende a especificidade deste e doutros assuntos na Graciosa, como é o caso do ensino técnico-profissional, e com isso, fecha mais portas à nossa juventude do que aquelas que promete abrir.

Os Graciosenses esperavam mais e melhores respostas para os seus problemas com vista a encarem com mais tranquilidade os tempos difíceis que atravessamos.

A Graciosa precisa de novas políticas, que respondam a todos os que aqui escolheram viver, mas especialmente aos seus jovens, e que se dirijam à sua sustentabilidade e à sua fixação na Ilha.

Esta visita do Governo foi também a forma que o PS encontrou para fazer uma acção de campanha eleitoral do seu candidato às próximas eleições. Aí os Graciosenses assistiram a mais do mesmo, a única coisa que os Socialistas deixaram, como nova, foi a promessa de que agora irão fazer tudo aquilo que já prometeram e não foram capazes de fazer nos 16 anos que passaram no Governo Regional dos Açores.

Em Outubro, os Graciosenses terão a oportunidade de escolher um novo caminho, com novas propostas e com a certeza de que com Berta Cabral serão criadas oportunidades para todos e em todas as ilhas da nossa Região de que a Graciosa é parte integrante.

 

Santa Cruz da Graciosa, 23 de Junho de 2012

 

A Comissão Política do PSD-Graciosa

Sem comentários: