9/13/2013

Comunicação do candidato do PSD a Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa


Começo por dizer que, para nós, uma das nossas prioridades serão as questões sociais.

Nesse âmbito quero revelar que estaremos atentos aos nossos jovens e ás questões que os afectam e conforme já anunciámos, para eles, iremos criar incentivos e apoios para que aqui se possam fixar e com isso possamos dar inicio à fixação das pessoas à nossa Ilha.

Ainda dentro das questões sociais vamos focar a nossa acção, e a nossa atenção, também nos idosos, porque a Graciosa é uma ilha com um elevado número de pessoas dentro dessa faixa etária.

Para os idosos, iremos criar alguns programas de actividade e de apoios, e, dentro desses apoios, criaremos um que será monetário destinado a ajudar financeiramente aqueles que sobrevivem com pequenas pensões de reforma.

A finalidade desse apoio, é para que possam fazer face à compra de medicamentos de que necessitam para a sua saúde e para que possam ter, até, uma alimentação mais adequada.

Ainda para eles criaremos um passe especial que lhes dê, pelo menos, duas deslocações semanais gratuitas de ida e volta, na empresa de transportes colectivos, com vista a poderem tratar das suas questões pessoais em qualquer ponto da nossa ilha.

Mas hoje ainda queremos levantar uma outra questão em que estamos bastante preocupados.

Estamo-nos a referir às questões ambientais em toda a ilha Graciosa.

Na Graciosa, as coisas não estão a ser conduzidas pelo caminho certo pelo actual elenco camarário.

E a verdade é que isso tem muito impacto numa ilha onde se quer que o Turismo possa ser um sector capaz de criar riqueza e postos de trabalho.

Não podemos continuar a ver estradas mal cuidadas e lixeiras a céu aberto como as que presentemente existem. 

 
Na Graciosa já existe um “centro de processamento de resíduos ” e assim sendo este estado das coisas não podia, nem devia, acontecer.

Infelizmente, o que tudo isto revela é a incúria, o desleixo e a irresponsabilidade com que a actual Câmara, com maioria do Partido Socialista, trata as questões ambientais.

O Partido Socialista, que enquanto oposição, tantas vezes criticou a existência desse tipo de lixeiras, agora, nada fez para que as lixeiras a céu aberto desaparecessem, e ainda hoje, se deposita lixo e entulhos, em grandes quantidades, na zona dos Fenais, para depois os empurrar para uma ravina que muito bem os pode conduzir para o mar.
 
Ali também se depositam animais mortos, numa vala, os quais, muitas vezes, ficam dias sem serem enterrados e, como se compreende, são um perigo para a saúde pública.
 

Estas são situações vergonhosas que queremos denunciar, ao mesmo tempo que queremos deixar a promessa de que, connosco à frente dos destinos do Município de Santa Cruz da Graciosa, tudo isto terá de acabar definitivamente.

 
Se continuássemos por este caminho nunca poderíamos ter uma Graciosa mais graciosa, e nunca nos devemos esquecer que a Ilha Graciosa é reserva da Biosfera.



João Manuel Cunha
Candidato a Presidente da Câmara Municipal
de Santa Cruz da Graciosa


Sem comentários: