11/27/2013

PSD/Açores considera diálogo essencial para melhorar resultados socialistas



Horta, 27 de novembro de 2013



PSD/Açores considera diálogo essencial para melhorar resultados socialistas



O PSD/Açores reiterou, esta terça-feira, "total disponibilidade" para colaborar com o governo regional de forma a encontrar soluções para ultrapassar a atual situação de crise que se vive na Região.



Numa intervenção no plenário do Parlamento regional, onde se debatem as propostas de Plano e Orçamento para 2014, o deputado do social democrata açoriano João Bruto da Costa recordou "o aumento da pobreza e do número de açorianos que passam por grandes privações" e que levam a concluir que "a Região entrou numa espiral de crise social que, ano após ano, insiste em manter os Açores na cauda dos indicadores sociais do País e da Europa", constatou.



João Bruto da Costa lamentou, por isso, que o governo regional de proponha a aumentar o complemento regional de pensão em 1 euro por mês quando "em 2012 existiam nos Açores 50 mil pensionistas da segurança social a receber uma pensão em média inferior a 300 euros mensais".



Para o deputado social democrata açoriano é igualmente incompreensível que o governo regional não proceda a qualquer aumento do complemento ao abono de família.  "Em Setembro de 2013 havia nos Açores mais de 35 mil açorianos a receber o abono de família. O complemento regional de abono de família não sofreu qualquer aumento no orçamento regional de 2013 e o Governo pretende, para 2014, manter sem qualquer aumento este apoio aos que menos têm", lamentou.



Aliás, para o deputado social democrata açoriano "a crueza dos números e a sua impiedosa objectividade" contrariam a "propaganda oficial do governo regional e do Partido Socialista": "em 2011, quase 70%, ou seja, mais de dois terços dos agregados familiares dos Açores vivia com menos de 500 euros por mês".



Para João Bruto da Costa, esta realidade confirma que "o insistente auto elogio que, ciclicamente, se apodera do Governo Regional e do PS Açores culmina, invariavelmente, em piores resultados".

Sem comentários: