5/28/2007

Comunicado conjunto PSD/JSD Graciosa







A CPI do PSD Graciosa e a JSD Graciosa reuniram para analisar a situação da ilha Graciosa, procurando novos caminhos para alcançar o seu progresso e desenvolvimento.
Esta iniciativa teve o intuito de empreender um melhor conhecimento das diferentes perspectivas sobre os desafios que se colocam à ilha Graciosa, aos seus jovens e, consequentemente, ao nosso futuro comum.
É pois de enaltecer a participação dos jovens na abordagem das questões mais relevantes para a ilha Graciosa, bem como as virtudes de um diálogo intergeracional.
O PSD e a JSD Graciosa entendem que tem existido uma frequente e repetida falta de atenção para os problemas da Ilha Graciosa por parte do Governo Regional dos Açores. A Graciosa tem sido recorrentemente deixada para trás e nem a sua designação como ilha da coesão levou a um maior desenvolvimento ou sequer a uma descriminação positiva.
O grave problema da desertificação humana que se abate sobre esta ilha não tem tido, por parte do Governo, a adopção de medidas que tornem a Graciosa um local mais competitivo, onde exista criação de emprego e de fixação dos nossos jovens.
Por outro lado, não tem havido empenho do Governo em conhecer as potencialidades da ilha ou em desenvolver mecanismos que tornem mais atractivos o investimento e a criação de riqueza.
Só através desse conhecimento, e só com políticas de diferenciação específicas para a Graciosa se poderá cativar os nossos jovens para permanecer nesta ilha, e aqueles que vão completar estudos superiores a voltar para a sua terra.
Contudo, já muito tempo se perdeu e não podemos deixar de responsabilizar o Governo que já leva 11 anos de poder.
As obras que o Governo Regional tem feito na Graciosa são importantes, mas elas, só por si, não chegam para que a Graciosa dê o salto para o crescimento e o desenvolvimento económico. A Graciosa precisa de mais, de muito mais, para não continuar a ver os seus melhores valores a abandonar a ilha para não mais voltar.
O PSD e a JSD Graciosa entendem que só com a criação de uma sociedade de desenvolvimento para a ilha, numa parceria entre o Governo, as Autarquias e privados podemos iniciar esse processo de criação de emprego, de aconselhamento à iniciativa empresarial, de melhoria das condições de trabalho e de produção dos pescadores e agricultores, de valorização do tecido produtivo e de maior valor de mercado para os produtos Graciosenses.
O PSD e a JSD Graciosa estarão atentos e empenhados em lutar por um melhor futuro para a Graciosa e para as suas gentes. Não deixaremos de chamar a atenção para esta ilha e não deixaremos de trabalhar para que a Graciosa encontre o caminho do progresso.
Os Graciosenses podem contar com o PSD e com a JSD Graciosa para que a nossa ilha não continue esquecida e seja uma ilha de futuro. A Graciosa merece mais e melhor.

Pela Graciosa, com o PSD.

Santa Cruz da Graciosa, 28 de Maio de 2007

Pela CPI do PPD/PSD

João Costa – Presidente


Pela JSD Graciosa

António Reis - Presidente

Sem comentários: